quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conselhos

Vez ou outra, esqueço que minha maior motivação deve vir de mim mesmo e me perco mendigando atenção. No entanto, sem que eu tenha mérito algum por isso, constantemente tenho surto de “auto animação”. Não sei qual o ponto inicial, mas em resumo, saio do estado de incômodo para um estado de alegria sem que tenha ocorrido algo de novo. É o sabor de conscientizar-se do que já é, percepção do hoje que é proposto.

Vejamos, uma nova vitória ou a constatação de um passado bom é uma auto animação diferente daquela que apresento linhas acima. Também não falo de aceitação ou resignação, não sei engane caro leitor! Penso no dia de hoje como o melhor que a vida pode oferecer... Mas e se ele não for? Isso não importa, nesta brincadeira não existe comparação, menos ainda um índice. O que conta é o HOJE e este dia não se lembra do passado, muito menos fica sonhando com o futuro. Ele nasce com toda intensidade de uma primeira vez e se esvai com toda hombridade de um último adeus.

Confuso? Esse pensamento começou a embolar nas minhas ideias porque percebi que preciso de conselhos para mim e, às vezes, eles vêem, mas sempre tão rápidos... Como chuva de verão... Faço do papel e da caneta cúmplices que não me deixarão esquecer as luzes que tive para uma vida melhor. 

Quão boa pode ser a vida se ela for mais leve? Tenho que acreditar que ela pode ser. Penso em começar a transformar ideias em ações apontado o que deixa minha vida pesada. A vida caótica paulistana cheia de imprevistos... Ah! Muitas coisas deixam a vida pesada. Algumas influenciam mais na vida de uns do que de outros e esse é justamente o ponto que eu queria chegar! O quanto nós nos estressamos é um pouco culpa nossa. Não me leve a mal, vamos pensar tudo que chega até nós passando por um grande filtro, que por falta de vocábulo chamarei de TOLERÂNCIA. A vida é múltipla, sem dúvida algo dará errado (ou não acontecerá como desejamos), mas se eu for mais criativo, mais flexível... Pode ser que funcione...

Não quero abraçar uma vida apática ou desleixada. Eu desejo a perfeição, mas dentro dos limites humanos, respeitando “o melhor” que cada um pode dar, mesmo sendo diferente do que eu penso. E isso vale para os meus resultados também, sempre desejar ser ou fazer melhor, mas não me martirizar pelo resultado que alcanço hoje.

Sei que não vou reler os conselhos que hoje escrevo para mim e compartilho com você, mas foi agradável compor essas linhas.  Ao menos enquanto eles estiverem frescos em minha memória, vou tentar me concentrar na oportunidade que ganho tendo o dia de hoje e não manter minha atenção fixa nas pequenas coisas que podem dar errado. Usar um filtro mais tolerante no dia a dia e se me permite: faça o teste você também!

IMAGEM: http://ipt.olhares.com/data/big/271/2711649.jpg

Um comentário:

  1. Tudo bem, Gilson?

    Engraçado, já aconteceu muito de eu tentar encontrar conselhos dentro de mim mesmo e conseguir através do papel. Aí passam-se os anos, muda-se a cabeça, as situações, os problemas, etc. De repente, você encontra aquele mesmo papel, amarelado pelo tempo, com o que você escreveu. Era exatamente o que eu estava precisando ouvir naquele momento.

    Procurar conselhos em demasia também não é bom. Nos deixa estáticos diante dos problemas, e pode em alguns casos ser um fresta por onde entra o medo de arriscar. Por isso, as vezes o melhor é passar uma borracha na história e continuar como se nada tivesse acontecido. Muitas vezes, o conselho virá na própria atitude.

    Ótimo texto. Leva a muita reflexão. E ironicamente casa com o Delírio que eu postei hoje. Quando puder dá uma olhada.

    Abçs,
    Danilo
    http://blogpontotres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração