segunda-feira, 7 de março de 2011

O Amor nos tempos do cólera, Gabriel Garcia Márquez

Não há outra classificação para a obra de Gabriel Gárcia Márquez do que: história de amor. O livro é o testemunho de um amor solitário que levou Florentino Ariza a gastar uma vida esperando, envolvido com o seu plano de amor. “... esperava aquele dia como ninguém teria esperado nada nem ninguém neste mundo: sem nenhum instante de desalento”.

Florentino teve um amor platônico por Fermina Daza na juventude e após intensas cartas de amor, tudo parecia se encaminhar, mesmo contra a vontade do pai de Fermina. No entanto, o forte temperamento da menina os separa: “Hoje, ao vê-lo, descobri que só nos unia uma ilusão”. Ela se casa com o conceituado médico Juvenal Urbino interrompendo a história de amor com Florentino.

Fugindo da cronologia, a narrativa tem diversas incursões no passado, inicia com o que parece ser o tempo atual e no decorrer dos fatos revela os cinqüenta e um anos que antecedem a reafirmação de amor à recém viúva Fermina Daza.

A história transcorre sob o forte estilo do autor colombiano que brinca com uma realidade mágica. O cotidiano nas mãos de Gabriel ultrapassa barreiras e faz do corriqueiro um mundo poético. O autor fala sobre passado, futuro e presente. Sobre a juventude e a velhice e como o amor pode superar todos esses estágios.

“Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a esse artifício conseguimos suportar o passado”


P.S. O romance de Gabriel Garcia Márquez tornou-se longe metragem em 2007, pelas mãos do diretor Mike Newell. Javier Bardem representa Florentino Ariza e Giovanna Mezzogiorno, Fermina Daza. Também a atriz brasileira Fernanda Montenegro atua no longa, na pele de Transito Ariza, mãe de Florentino.



IMAGENS: 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZPPqJAiJQB0JciAf0qgRYI7OE2ZEbr4LlJ_UWkscimx-Vv7jnjDzOzyCpKjvZiFim7jNwZBn4SWSBja9HzMqLEFNByt_-F8xhz9PMYL8hYRKMv129F7SBdhSuR2_DdXwjvEmsVnNr3TL8/s1600/o_amor_nos_tempos_do_colera_2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXUYDG0bQj4zL4rM_h2oWBd_s_Snqca941htM2v2XQJJvzggzGEVngH-clZ5HSaDnvKkYFw9CoTxx1f1worqmazMtSTHYyt3KsCEuL0d_tBedPWw0-HxoGz5iT3fL-OSyDqqeuaRg0jgQl/s1600/o-amor-nos-tempos-de-colera.jpg

Um comentário:

  1. Ola! Primeiramente obrigado pelo comentário!! Achei fantástico!!!

    Este livro parece ser muito interessante. O Gabriel só li até agora o "Noticias de um sequestro", livro alias que recomendo vc tb ler e até indicar neste blog. E ele tem mesmo uma narrativa fascinante!

    Abçs!!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração