domingo, 12 de setembro de 2010

O Hobbit


É incrível como Tolkien relata tão bem tempos em que havia honra e nobreza. Sua narrativa me lembrou os mitos, não no sentido de buscar uma explicação para algo, mas no sentido que acontecem em um passado imemorial. Sem dúvida esse escritor não precisa de mais um texto rasgando-lhe elogios, pois sua literatura já é reconhecida a muito tempo, contudo brotou em mim o desejo de falar sobre O HOBBIT.


O livro trás uma história incrivelmente desenhada que comporta no seu interior diversas outras aventuras. Literalmente o Hobbit é um ‘novo mundo’ que dá vazão para imaginar diversos contos. O autor consegue magistralmente imprimir nos seus personagens o que há de intrínseco na alma humana, ele avança para águas mais profundas, deixando para trás o superficial e criando personagens sensíveis.

Bilbo Bolseiro é o protagonista do livro, ele é o hobbit. De baixa estatura e subjugado pelo seu modo de viver, Bilbo vai mostrando ao longo da narrativa sua coragem, esperteza e o seu nobre coração. Contrariando o próprio modo de ser de seu povo, ele aceita uma aventura, acompanhado de 13 anões e do mago Gandalf. O mago é o personagem “coringa” da história, é ele que os salva das grandes roubadas, também foi ele quem escolheu o hobbit Bilbo para juntar-se aos anões.

Na realidade a aventura é primeira dos anões, pois são eles que estão indo as Montanhas Solitárias atrás de tomar o tesouro que um dragão (Smaug) havia roubado a muito tempo de sua família. Vale a pena conferir e deliciar-se com o texto.

“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar” ¹

1. J.R.R TOLKIEN, O Hobbit, p. 50

IMAGEM http://www.vortexcultural.com.br/images/2012/11/o-hobbit-edicao-comemorativa-75-anos.jpg
IMAGEM ORIGINAL: http://www.rabittooth.com/RabittoothHobbitPoster.jpg

Um site ótimo para saber mais sobre J.R.R. Tolkien: www.valinor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração