domingo, 12 de setembro de 2010

Crime e Castigo, Fiódor Dostoievski

Crime e Castigo narra a incrível história de Raskólnikov, estudante miserável de São Petersburgo. Incrível não no sentido “heróico”, em que opõem terríveis vilões a santíssimos mocinhos, mas o que surpreende no romance é o estilo de Dostoievski de dessecar a alma humana, como faz com seu anti-herói.

A principio e ao longo da narrativa Fiódor mostra o quando conhecia a cidade e não cansa de grafar ricas descrições: “... à vizinhança de casas de prostituição, uma multidão de operários e de artesãos, amontoados nas travessas e naqueles becos sem saída...”.

O protagonista faz o tipo de personagem que mesmo transgredindo regras sociais é digno de ganhar simpatizantes. No inicio da narrativa já nos é claro as reais condições financeiras de Raskólnikov. Ex-estudante de direito e desempregado, ele busca uma velha (Alióna Ivanóvna) para mais uma vez empenhar algo, desta vez um relógio de prata.

Este é o inicio da execução de um plano que há tempos martelava em sua mente, mas que ele relutava em aceitar: “Oh, Senhor, como tudo isso é repugnante. Será possível que eu... Não, são tolices absurdas, completou, resolutamente”. É claro que este plano como o próprio título da obra nos alerta é o crime.

Em torno deste denso personagem surgem as demais figuras. Marmeládov o funcionário bêbado e sua família, Raszumikhin o amigo da faculdade, Pulkheria sua mãe, Dúnetcha sua irmã, entre outros. Com este quadro o autor vai desenhando a complexa personalidade de Raskólnikov e dos que o circundam. Tudo isso entre crime, devaneios, lucidez, convicções e embate de valores.


Para saber mais sobre o autor russo clique aqui



IMAGENS:


http://www.codevasf.gov.br/principal/biblioteca/literatura-de-livros/dostoievski-fiodor-crime-e-castigo.jpg


http://palavraguda.files.wordpress.com/2007/09/dostoievski.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração